Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro 11, 2018

Postal de Natal

A professora Ana Carla sentiu-se inspirada (pelo menino Deus) e resolveu escrever este poema em formato acróstico (eu só dei o acabamento gráfico).
Na última semana de aulas, no Agrupamento de Escolas Diogo Cão,  fizemos o nosso presépio. Para que todos se lembrem do verdadeiro motivo do Natal.

O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS NATALÍCIOS

O PRESÉPIO O presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra "presépio", em hebraico, significa "a manjedoura dos animais", sendo também utilizada como sinónimo de estábulo. No Novo Testamento, São Lucas conta que Jesus ao nascer foi reclinado numa manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas da Palestina, utilizadas para recolher animais. Portanto, esta é também a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. Desde os finais do séc. III que os cristãos celebram a memória do nascimento do Divino Salvador. No entanto, a tradição do presépio na sua forma actual, tem as suas origens no século XIII, ao ser idealizada por São Francisco de Assis, numa gruta da cidade de Greccio. Foi ali, em 1223, que ele montou o primeiro presépio, em tamanho natural. A partir daí, começou gradualmente a difundir-se por toda a Europa e por todo o mundo cristão o hábito de fazer também nos lares um p

Mensagem de Natal

Desejamos a todos os nossos queridos alunos, seus pais e familiares, UM SANTO E FELIZ NATAL Ana Carla e Emílio Matos