Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Dia Mundial de Combate ao Bullying

20 de Outubro- STOP BULLYING

E ainda sobre o Direito das Crianças...

O Direito das Crianças – Ruth Rocha Toda criança no mundo Deve ser bem protegida Contra os rigores do tempo Contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome Criança tem que ter lar Ter saúde e não ter fome Ter segurança e estudar. Não é questão de querer Nem questão de concordar Os diretos das crianças Todos têm de respeitar. Tem direito à atenção Direito de não ter medos Direito a livros e a pão Direito de ter brinquedos. Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir… Ver uma estrela cadente, Filme que tenha robô, Ganhar um lindo presente, Ouvir histórias do avô. Descer do escorregador, Fazer bolha de sabão, Sorvete, se faz calor, Brincar de adivinhação. Morango com chantilly, Ver mágico de cartola, O canto do bem-te-vi, Bola, bola,bola, bola! Lamber fundo da panela Ser tratada com afeição Ser alegre e tagarela Poder também dizer não! Carrinho, jogos, bonecas, Montar um jogo de armar, Amarelinha, petecas, E uma corda

Momento de Reflexão

Cidadania 4 Kids - Muito interessante para o 1º ciclo

Cidadania 4KIDS, um jogo muito interessante que dá às crianças a oportunidade de brincarem e se divertirem, enquanto aprendem os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e um ambiente mais sustentável e ecológico. Adquiri-o na página da  ACEGIS, uma Organização Não Governamental (ONG) e sem fins-lucrativos que visa promover a cidadania, a igualdade, o empreendedorismo e a inovação.

A dignidade das crianças

Não é fácil explicar o que é a dignidade às crianças. Encontrei este vídeo e está a ajudar muito, os alunos entendem muito melhor.

Momento de reflexão

Para ler e refletir antes de dormir, as mais belas e sábias palavras do querido Papa Francisco: A Oração da Felicidade.

Infância traficada - Os meninos do Gana

Uma reportagem muito interessante para usar na UL1 9º ano - Dignidade Humana

Momento de Reflexão

Iémen pode ser "a pior fome em 100 anos"

Mais de cinco milhões de crianças estão em risco de fome no Iémen, devido à guerra em curso, responsável pela subida do preço dos alimentos por todo o país, anunciou a Save the Children.                                                                                   Observador Um tema atual, eu diria que obrigatório, para ser tratado na UL1 do 9º ano.

Um coração bondoso

Esta "curta" poderá ser utilizada na primeira unidade do 1º ano, para além de se adaptar a muitos outros conteúdos, de outros anos de escolaridade.

Momento de reflexão

Jogos

A utilização de jogos na sala de aula, torna a aprendizagem mais motivante e promovem uma atitude mais positiva e ativa dos alunos, aumentando, assim, a sua autoestima e confiança. Entre muitos, sugerimos, hoje:   O jogo CSI: Palavras . O objetivo é descobrir a palavra secreta. Divide-se a turma em grupos. De seguida, pede a um aluno de cada grupo para ir para a frente da sala e ficar com as costas voltadas para o quadro. O professor explica que vai escrever uma palavra secreta no quadro. À vez, cada aluno que está de costas voltadas para o quadro faz uma pergunta à sua equipa para tentar adivinhar a palavra escrita. A equipa só pode responder sim ou não . A primeira equipa a acertar na palavra ganha um ponto. Passa-se, depois, para a palavra seguinte. Vence a equipa que tiver mais pontos.

13 de outubro- Dia de Nossa Senhora de Fátima-

A GRANDEZA DO SER HUMANO, GESTOS QUE NOS FAZEM ACREDITAR NUM MUNDO BEM MELHOR.

A Ciência já admitiu que DEUS criou o Universo. Reportagem interessante para usar na UL1 do 7º ano de escolaridade.

Uma sugestão para o 2º ano - A amizade. Uma história maravilhosa que deixa os nossos meninos presos ao ecrã.

Dignidade Humana

Uma série muito interessante para utilizarmos na UL 1 - 9º ano de escolaridade. 

E porque hoje é Dia do Professor...

Celebra-se hoje, 4 de Outubro, o Dia de S. Francisco de Assis, o padroeiro dos animais.

Uso muito este filme como complemento à UL1- A Pessoa Humana- 6º ano. Ajuda bastante os alunos a compreenderem o tema desta unidade. Os miúdos mostram-se bastante animados e com vontade de verem mais um pouquinho, todas as aulas. Podem escolher as partes do filme que acharem mais adequadas.