Avançar para o conteúdo principal

O Vaso Rachado

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

"Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava às costas.
Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até casa, enquanto que o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora a chegar a casa com um vaso e meio de água.

Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só metade daquilo que deveria fazer. Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amarga derrota, falou com a senhora durante o caminho:
'Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa...'
A velhinha sorriu:
‘Reparaste que as lindas flores só há do teu lado do caminho? Sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto voltamos, tu as regavas! Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa. ’
Cada um de nós tem o seu próprio defeito. Mas é o defeito que cada um de nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante..
É preciso aceitar cada um pelo que é... E descobrir o que há de bom nele."

Texto retirado da página de facebook "Imissio".







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades para o S. Martinho

Cubo de S. Martinho http://hid-tan.kreativcuccok.hu/2017/11/10/szent-marton/ Com ou sem o ganso, como preferirem. https://www.kinderspiele-welt.de/ O Cavalo de S. Martinho

Novo "Quantos Queres"

Este "Quantos Queres", já está todo construído, é só dobrar. Neste tempo em casa, se tiverem oportunidade de imprimir em casa,  resulta numa atividade interessante, pedagógica e muito linda.