Avançar para o conteúdo principal


PÁSCOA

Vamos aprender mais um pouco



Afinal, o que significa “Páscoa”?



Desenho do tapete de  corpus crist


O termo “Páscoa” vem da palavra hebraica “pesah” e significa passagem. Para os povos antigos, esta palavra significava a passagem do Inverno para a Primavera. Atualmente, para os cristãos, simboliza a passagem de Jesus da morte para a vida, através da ressurreição.
Na Idade Média, nesta época do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera ou Esther – daí a origem do termo inglês Easter.
Ostera era a Deusa da Primavera. Esta deusa era representada com um ovo na mão e a observar um coelho a pular alegremente aos seus pés, simbolizando a fertilidade. A deusa e o ovo que carrega são ambos símbolos da chegada de uma nova vida.



 A razão pela qual a Páscoa não é sempre no mesmo dia?

Foi definido que o Domingo de Páscoa seria o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia após o dia 21 março (a data do equinócio). No entanto, decidiu-se que esta data da Lua Cheia não seria a real, mas sim uma definida nas Tabelas Eclesiásticas. Isto é, a Igreja, para obter alguma estabilidade na data desta festividade, decidiu, no Concílio de Nicea em 325 d.C, associá-la a uma Lua imaginária – conhecida como a “lua eclesiástica”.
Esta festividade ocorre então precisamente 47 dias após o Carnaval. A este período entre as duas festividades, chama-se Quaresma. A Quaresma tem início na quarta-feira a seguir ao Carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas, e termina no Domingo de Páscoa.
Mas estas datas variam de ano para ano, sendo no mínimo a 22 de março e no máximo a 24 de abril, transformando assim a Páscoa numa festa “móvel”. Cientista, sabias que estas datas só se repetem aproximadamente a cada 5.700.000 anos?

Mas só os Cristãos é que celebram a Páscoa?


Desenhos para colorir e pintar: Moisés e Josué...

A forma como a celebramos em Portugal é festejada apenas pelos Cristãos. Porém, noutras religiões, como o Judaísmo, também se celebra, mas com outro significado.
A “Páscoa Judaica” tem o nome de Pessach e é também conhecida como “Festa da Libertação”, uma vez que celebra a libertação dos judeus do Egito, por Moisés, onde viviam como escravos. Também a Pessach está muito associada à ideia de passagem, passagem da escravidão à liberdade, tendo a mesma origem do termo “Páscoa”
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento). Este pão simboliza o alimento dos escravos e relembra a fuga do Egito.

VER FILMEhttps://www.youtube.com/watch?v=fMWEvkXXnfc


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades para o S. Martinho

Cubo de S. Martinho http://hid-tan.kreativcuccok.hu/2017/11/10/szent-marton/ Com ou sem o ganso, como preferirem. https://www.kinderspiele-welt.de/ O Cavalo de S. Martinho

Novo "Quantos Queres"

Este "Quantos Queres", já está todo construído, é só dobrar. Neste tempo em casa, se tiverem oportunidade de imprimir em casa,  resulta numa atividade interessante, pedagógica e muito linda.